Como fazer guarda de amostras de alimentos

3 min leitura

Com a finalidade de contribuir com esclarecimentos em caso de qualquer ocorrência de doença transmitida por alimentos, a coleta de amostras por estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos é uma prática comum.

Mas para garantir que esta amostragem conserve as características do alimento na íntegra, é preciso que além dos procedimentos para com a sua coleta sejam cumpridos, a guarda e o armazenamento destes sejam feitos de forma a não influenciar em um resultado falso-positivo. Atenção deve ser dada também aos utensílios utilizados para a coleta, que não devem oferecer riscos de contaminação visto que são os mesmos de uso na distribuição.

Para evitar isso, a CVS-5 orienta os estabelecimentos comerciais de alimentos e os serviços de alimentação no Estado de São Paulo (exceto o município que São Paulo onde vigora a Portaria 2619/2011) quanto à temperatura e tempo de guarda dos alimentos coletados:

a) alimentos que foram distribuídos sob refrigeração devem ser guardados no máximo à 4ºC, por 72 horas, sendo que alimentos líquidos devem ser guardados somente nesta condição;

b) alimentos que foram distribuídos quentes devem ser guardados sob congelamento à -18ºC por 72 horas;

                Nas indústrias de alimentos as amostras devem ser armazenadas durante o tempo de vida de prateleira do produto, seja sob refrigeração tratando-se de alimentos refrigerados, congelados se alimentos congelados e em temperatura ambiente para àqueles dispostos nesta temperatura.

                O local de armazenamento e permanência das amostras deve estar limpo e higienizado, organizado e identificado, sendo preferencialmente somente para este fim. Caso não seja, caixas organizadoras são permitidas para acondicionar as amostras desde que sejam de material lavável e de fácil higienização, impermeável e resistente, que não transmita substâncias tóxicas, odores ou sabores e que seja preferencialmente de cor clara.

Cabe ressaltar que, alguns municípios possuem leis próprias que podem alterar o procedimento de coleta de amostras, por isso vale atentar-se a esta questão.

Abaixo um tutorial para a guarda de amostras:

1) Lavar as mãos antes de iniciar o procedimento

 

 

 

 

 

2) Utilizar utensílios limpos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) Identificar com etiqueta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4) acondicionar em um saco plástico todas as amostras do dia

 

 

 

 

 

 

5) Armazená-las no local apropriado

 

 

 

 

 

 

É importante ir descartando as amostras já vencidas (com mais de 72 horas)

 

Marisa Messina Menegassi

Nutricionista

12 thoughts on

Como fazer guarda de amostras de alimentos

  • Graciele Macedo

    Existe um saco específico para a amostra, obrigatoriamente deve-se usar este saquinho ou,qualquer tipo de saquinho pode ser usado?

    • jenni

      Deve ser usado saco estéril próprio para amostra, a venda em lojas de embalagens.

  • Marisa Messina Menegassi

    Obrigada pelas participações!
    Isso mesmo, há saquinhos específicos para a coleta de amostra de alimentos. Estes são de tamanho específico para atender a quantidade mínima de alimento legalmente solicitada, de polietileno, transparentes, estéreis, alguns lacrados (cujo deslacre acontece por objeto cortante também estéril somente na hora da coleta) outros não, com tarja (ou não) para anotação das informações necessárias. Outros saquinhos, mesmo que sejam estéreis não são específicos para este fim, portanto, não recomendados.
    Leia também os posts, ajudará no esclarecimento:
    http://foodsafetybrazil.com/legislacao-de-embalagens-e-tema-de-post-vencedor-de-concurso-cultural/
    http://foodsafetybrazil.com/atualizado-regulamento-sobre-embalagens-plasticas-de-alimentos/

  • cleber

    Gostaria de saber e entender porque amostras frias são refrigeradas e porque amostras de alimentos quentes são congeladas porque a diferença de procedimento e o risco microbiológico?

    • priscila

      o vapor que sobe do alimento quente forma goticulas de agua que podem formar fungos ou algum microrganismo,fazendo com que a amostra fique comprometida. Congelando o alimento quente esse vapor nao se forma ele a agua do alimento e congelada instantaneamente , segundo a lesgislação se eu nao estiver enganada deve ser congelado as amostra. Espero ter ajudado.

  • Ellen

    Bom dia, há necessidade de guardar amostras das embalagens plásticas utilizadas para armazenamento dos alimentos?

  • Aline Tayette

    Olá irei iniciar esse procedimento de contraprova na empresa onde trabalho, o produto é gelo sabe me informar se também deve ser feito com saquinho estéril?
    E onde posso adquiri-lo….

    Obrigada

  • Thais

    Bom dia. Por gentileza, saberia me explicar se no caso de conservas de folhas comestíveis, onde a validade do produto é maior.
    Qual seria a melhor recomendação para guardar a amostra, sob congelamento, ou em temperatura ambiente que é a forma que o produto é comercializado?
    Obrigada.

  • Marta Rodrigues

    Bom dia. Para coleta de amostra para alimentos que ficam congelados depois de prontos ( marmitas fitness) que a validades seja de 90 dias e necessário a coleta de amostras ,já que a validade das amostras e 72 horas e do meu produto e de 90 dias.

    M.R

    Obrigada

  • ROSI CATHARINO

    Olá. Estou procurando publicações (livros) que falem sobre a coleta de amostra. Teriam alguma indicação?

    Parabéns a todos pelo Blog as informações e artigos são excelentes!

  • Rose Ferrari

    todas as amostras de liquido mesmo sendo quente pode refrigerar?

  • Cintia Silva

    Boa tarde!

    Gostaria de saber, quanto a coleta de amostras líquidas (leite, café, chá) quentes obviamente, deverão ser armazenadas em congelamento? Quanto a alimentos manipulados como Pudins…também deve ser congelada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar