Caixas de madeira ou caixas de plástico?

3 min leitura

Caixas de madeira ou caixas de plástico? Quais serão as mais higiênicas no transporte e acondicionamento de produtos hortifrutigranjeiros?

No transporte e acondicionamento de produtos hortofrutícolas, as tradicionais caixas de madeira têm vindo a ser substituídas por caixas de plástico, sobretudo por se considerar que o plástico é um material mais higiênico e de mais fácil limpeza do que a madeira.

Em um estudo efetuado na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, comparou-se a contaminação microbiana de embalagens de madeira com as de plástico, tendo-se concluído que não existem diferenças significativas entre os dois materiais. Do estudo pode concluir-se que a contaminação microbiana elevada, verificada em algumas caixas de madeira e de plástico, é resultado da falta de limpeza das caixas antes da sua reutilização.

 

Por: Ana Luísa Fernando, DCTB/UBiA, FCT/UNL

No transporte e acondicionamento de produtos hortofrutícolas, as tradicionais caixas de madeira têm vindo a ser substituídas por caixas de plástico, sobretudo por se considerar que o plástico é um material mais higiénico e de mais fácil limpeza do que a madeira. Mas será que as caixas de madeira são menos higiénicas do que as de plástico?

Num estudo efectuado na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, comparou-se a contaminação microbiana de embalagens de madeira utilizadas no transporte e comercialização de produtos hortofrutícolas com as de plástico. As amostras foram recolhidas no MARL (Mercado Abastecedor da Região de Lisboa), local escolhido por apresentar um elevado número de trocas comerciais e também de variedade de produtos, onde estes dois tipos de embalagens são comummente utilizados. Para controlar a contaminação das embalagens utilizadas no transporte de produtos hortofrutícolas quantificou-se a flora microbiana existente na sua superfície. Escolheram-se os microrganismos que são habitualmente identificados com mais frequência em produtos hortofrutícolas, e que podem como tal contaminar as embalagens, bem como os que podem resultar do manuseamento das embalagens pelos operadores e pelas suas condições de utilização e de armazenamento.

Os resultados obtidos neste ensaio mostraram o seguinte:

a)      a contaminação das embalagens é sobretudo devida a microrganismos mesófilos, ou então psicrófilos. Os bolores e leveduras são os microrganismos predominantes, seguindo-se as bactérias coliformes e o B. cereus.

b)     A contaminação de embalagens de hortícolas foi superior à das embalagens de frutos.

c)      em termos de contaminação microbiana, não se verificaram diferenças significativas entre as caixas de madeira e as caixas de plástico.

De acordo com os resultados obtidos neste ensaio e de acordo com as observações efectuadas no local da amostragem, verificou-se que as embalagens que apresentaram valores mais elevados de contaminação microbiológica (madeira ou plástico), eram também aquelas que apresentavam uma maior falta de higiene e de limpeza. Os resultados obtidos neste estudo apontam para a possibilidade de contaminação e desenvolvimento microbiano nos materiais usados nas embalagens de produtos hortofrutícolas, sobretudo devido à ausência de boas práticas de higiene. É, portanto, fundamental que se realize a higienização, a limpeza e a desinfecção das caixas destinadas a acondicionar produtos hortofrutícolas para evitar a proliferação de microrganismos, antes da sua utilização/reutilização. Estes requisitos são válidos para os dois tipos de material estudados, ou seja, é necessário ter estes cuidados quer os materiais sejam de madeira, quer sejam de plástico.

 E você leitor, qual é a sua opinião?

Mais informações em:

Higiene de embalagens de produtos horofrutículas, comparação entre embalagens de madeira e de plástico

 

2 thoughts on

Caixas de madeira ou caixas de plástico?

  • Valquiria Rizzato Amorim

    Prezados colegas,

    Concordo plenamente que a limpeza é essencial mas não podemos esquecer que a madeira tem superfície porosa e o plástico geralmente tem superfície lisa e por isso a madeira tem a desvantagem de possuir maior umidade e desenvolvimento de microorganismos devido à sua porosidade. As caixas de madeira usadas para acondicionar frutas e verduras com certeza são de madeira de qualidade inferior, porosas e cheias de farpas. Como higienizar caixas de madeira nestas condições? Na minha humilde leitura prefiro o plástico.

    Att,

    Valquiria

    • Ana Luisa Fernando

      É engraçado que indique que a madeira é mais difícil de higienizar do que o plástico…Futuramente iremos colocar no blogue um outro estudo em que efectivamente se estudaram diversas metodologias de limpeza, aplicando a caixas de madeira e de plástico…vai ficar surpresa com os resultados. Repare que o plástico também é poroso. Os nossos olhos é que não têm capacidade para os ver. Mas as bactérias…estão a mesmo nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar