Auditoria Estratégica | MBWA – Management By Walking Around

5 min leitura

Mais um excelente método de gestão nos desafia a criar novas estratégias para alinhar e alavancar os resultados do Sistema de Segurança de Alimentos, exigindo de todos uma maior integração e envolvimento.

Alguns minutos de planejamento, algumas conversas e um negócio transformado!

O termo MBWA vem de Management By Walking Around, que pode ser traduzido como “gerenciamento andando por aí”. Uma ferramenta estratégica para ser utilizada no chão de fábrica, onde as coisas realmente acontecem. Ferramenta de gestão muito parecida com o método japonês utilizado na Toyota, a Auditoria Gemba Walk, já compartilhada aqui por mim em outro post.

O MBWA é uma ferramenta de liderança estratégica que coloca você em foco e conexão com os seus colaboradores envolvendo a sua força de trabalho no negócio, na visão e nos objetivos da organização. O MBWA é mais do que um simples passeio e bate-papo dos líderes pelo chão de fábrica: é uma interação planejada e organizada que fornece a você vários insights sobre a cadeia de processos dos alimentos, política, cultura, comportamentos e atitudes dos colaboradores. O modelo de Auditoria MBWA tem o poder de solidificar a cultura, fortalecer bons hábitos, comportamentos e solucionar problemas minimizando custos com reclamação e redução de acidentes.

Se você quer saber o que está acontecendo em sua organização, precisa se conectar com seus processos e as pessoas que produzem os resultados! O conceito de gerenciar em pé entre os colaboradores e conversar com eles cara a cara tem sido usado por vários líderes e organizações por décadas. O termo ” Gestão por Andar a Pé ” foi popularizado na década de 1980.

Em 1982, os consultores de gestão Tom Peters e Robert H. Waterman propuseram o conceito em seu livro In Search of Excellence: Lessons from America’s Best Run Companies. No livro, Peters e Waterman examinaram as empresas de sucesso, percebendo um denominador comum entre as mais bem-sucedidas. Segundo eles, as empresas de sucesso tinham CEOs e líderes que passavam grande parte do tempo no campo, em vez de ficarem confinados em seus escritórios. Peters e Waterman notaram que esses líderes estavam mais conscientes das operações e, em geral, tinham melhor capacidade de resolver problemas. Peters escreveu um livro, A Paixão pela Excelência, em que continuava a afirmar o estilo como o elemento central da excelente liderança.

A ideia ganhou mais atenção quando William Hewlett e David Packard, os fundadores da Hewlett Packard (marca registrada do crescimento da HP), mencionaram a teoria como parte do ” HP Way “. As lições aprendidas com a empresa de tecnologia foram, de fato, examinadas e apresentadas por Peters e Waterman.

O estilo de gerenciamento de perto e pessoal tornou-se uma opção popular para organizações e outras grandes empresas logo seguiram os ensinamentos de Peter e Waterman. A Disney implementou a gestão Walking By Around, fazendo com que seus líderes trabalhassem juntos com os seus colaboradores. Steve Jobs, da Apple, era outro grande defensor do estilo, colocando-se em situações em que precisava lidar diretamente com os clientes.

Apesar do conceito ter sido desenvolvido pelo pessoal da HP, outros grandes empreendedores desenvolveram práticas semelhantes. Sam Walton (Walmart), Walt Disney (Disney World) e Luiza Trajano (Magazine Luiza) são exemplos bem-sucedidos de praticantes do MBWA. Sam Walton, além de andar muito pelas lojas e pelos centros de distribuição, adorava tomar café com os motoristas de caminhão. Aprendia muito com as dicas dos caminhoneiros. Chieko Aoki, empreendedora da rede de hotéis Blue Tree Hotels, diz que sempre aprende muito com as camareiras da empresa, mesmo aquelas que executam as atividades mais simples na empresa.

Confira o vídeo no Youtube de Tom Peters retornando ao seu tema favorito de Em Busca da Excelência, MBWA: Gerenciando por Walking Around, exemplificando Howard Schultz quando CEO da Starbucks.

Você deve sair do seu espaço e ir aonde as pessoas estão fazendo seus trabalhos. A principal finalidade do MBWA é descobrir os pensamentos e as opiniões das pessoas. Disseminar o conhecimento na organização, incentivar compreensão das melhores práticas e compartilhá-las com os colaboradores requer uma gestão transparente e participativa.

Abaixo, algumas dicas para uma excelente auditoria no estilo MBWA:

  1. Torne o MBWA parte de sua rotina. Inclua o MBWA em sua agenda! Quanto mais vezes você faz isso, melhores resultados você terá.
  2. Não traga uma comitiva! O MBWA funciona melhor como um fluxo de conversas com colaboradores individuais. Trazer assistentes ou outros líderes com você provavelmente inibirá a discussão.
  3. Visite todos. Esteja disponível e acessível a qualquer colaborador. O intuito é que entre em contato diretamente com a situação real vivida pela empresa, ao mesmo tempo que ensine novos métodos e faça aconselhamentos para a resolução de problemas. É uma oportunidade excelente para passarem os valores da empresa pessoalmente, inclusive dando/sendo o exemplo.
  4. Peça sugestões e reconheça boas ideias. Pergunte a cada funcionário sobre suas ideias sobre como melhorar produtos, processos, vendas ou serviços. Então, se a ideia de alguém levar a um resultado positivo, divulgue a sugestão de quem foi e mostre que você está pronto para dar crédito a quem merecer.
  5. Acompanhe as respostas. Se você não puder responder à pergunta de um colaborador no momento, não se esqueça de voltar a ele com uma resposta mais tarde. Além de ser cortesia comum, gera confiança. Crie um ambiente de confiança e compreensão mútua, no qual as pessoas se sintam livres para expressar suas ideias e opiniões, problemas e preocupações.
  6. Não critique! Lembre-se: você está em uma missão com o objetivo de construir um relacionamento. Evite minar esses objetivos. Se você achar que um colaborador não está executando seu trabalho corretamente, não tente mudar o comportamento no local. Em vez disso, anote-o e resolva o problema em outro momento e em outro cenário.
  7. Saiba ouvir! Seja humilde! Liderar é, antes de tudo, servir. O MBWA oferece a oportunidade de o gestor ser um líder servidor, mas ser humilde também implica saber ouvir e buscar a sabedoria de todas as pessoas, inclusive daquelas que executam as atividades. É fundamental saber ouvir e praticar a escuta ativa.
  8. Enxergue os pontos fortes e fracos. O gestor atende aos colaboradores na situação real do ambiente de trabalho e, portanto, obtém uma experiência em primeira mão do que está acontecendo. Isso permite que ele tenha uma noção melhor das coisas que estão acontecendo ao seu redor e isso resultará em uma melhor compreensão dos pontos fortes e fracos da organização.
  9. Cultura de feedback. O MBWA fortalece um ambiente de feedback, no qual todos podem fornecer aos gestores ideias, dicas e sugestões para agir. É fundamental que os colaboradores percebam que há um esforço genuíno para uma comunicação mais eficaz entre as partes.
  10. Traz transparência. A “bolha gerencial” é removida e os gestores não veem apenas o que querem ver ou o que os colaboradores querem apresentar a eles, mas têm uma ideia realista do que está acontecendo.

Os pontos acima podem levar ao aumento da eficiência operacional. O ambiente de trabalho positivo aumenta a motivação do trabalhador e os gestores têm uma melhor compreensão das decisões corretas de operações que devem ser tomadas.

A liderança poderá resolver os problemas mais rapidamente encontrando as pessoas certas cara a cara, em vez de confiar em elaborar uma série de e-mails. Em vez de esperar por uma resposta, um gestor pode simplesmente perguntar sobre a situação.

Isso também significa que o feedback sobre problemas e ideias é instantâneo, resultando em ações mais rápidas. O colaborador e o gestor não precisam esperar pelo momento “certo”, mas podem fazer ajustes imediatamente quando as coisas surgem e são resolvidas. Se o esclarecimento for necessário, pode ser tratado no local.

Presidentes e diretores de grandes empresas no Brasil e no mundo passaram a adotar o MBWA para ter outra perspectiva da empresa e mais contato com o que realmente ocorre no negócio. De cima, tudo parece fácil e óbvio, mas quando esses executivos interagem com seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, voltam estarrecidos sobre como estavam equivocados.

Fontes:

http://fortune.com/2012/08/23/management-by-walking-around-6-tips-to-make-it-work/

http://www.whatmakesagoodleader.com/management-by-walking-around.html

https://www.cleverism.com/management-by-walking-around-mbwa/

https://www.youtube.com/watch?v=wU9ccV6Af14  

https://www.youtube.com/watch?v=hr1wtejENPg

11 thoughts on

Auditoria Estratégica | MBWA – Management By Walking Around

  • Marcus Vinicius Pereira de Oliveira

    Bom assunto trazido! Na Europa utiliza-se o termo Liderança Horizontal para a execução de ações neste formato. No caso, cabe também ao líder transmitir os princípios, valores e narrativas históricas que sustentam os direcionamentos da empresa.
    Outro fator bastante interessante e subliminar, é o conceito real de liderança. Só existe liderança no contato direto (por incrível que pareça, isto o nosso Presidente Bolsonaro de algumas forma compreende – rsrsrs). Nas empresas estamos estressando ao máximo o modelo de comando e tudo é resolvido pela mera delegação hierárquica.
    Parabéns! Torço para que outros profissionais da área falam tanto em Cultura de Segurança dos Alimentos leiam e exercitem esta prática.

    • João Paulo Ferreira

      Olá Marcus!! Concordo contigo! Devemos sempre estar falando em cultura. Uma cultura sólida sustenta o diferencial competitivo das organizações!
      Confere depois outros posts bem interessantes que escrevi sobre cultura. Você vai gostar!
      Muito grato pelo feedback!

  • Ademário Nobre

    Ótimo tema. Quando fazemos isso e traz resultados. Quando deixamos de fazer a diferença é grande, inclusive em não perceber os problemas óbvios.

  • Tereza Raquel Pereira Tavares

    Excelente post! Super explicativo sobre a Auditoria
    MBWA. Eu já tinha ouvido falar, mas nunca tão bem comentada como aqui. Adorei saber os 10 passos a serem seguidos para que a operação seja bem sucedida. Já salvei o artigo e o vídeo do Youtube. Tal capricho em busca da qualidade justifica o sucesso dessas grandes corporações!

  • Carlos Humberto da Silva Araujo

    A principal diferença nesse método é que conhece a fundo a opinião crítica daquele que vivencia diretamente sobre aquele assunto, na indústria, esse feedback é fundamental, não só em questão para segurança do trabalho e sim para aperfeiçoar métodos de melhoria de execução daquele serviço. E, a mudança realizada e o retorno da mudança tem que ser vista de perto, já que toda mudança exige uma adaptação para a nova rotina.

    Parabéns pelo post Paulo, muito bom!

  • Samara Braz

    Como sempre, excelente artigo! Nunca tinha ouvido falar sobre auditoria MBWA. Com esse artigo consegui entender de forma rápida e clara. As dez dicas foram de grande ajuda para o entendimento sobre o assunto. Apalicarei esse conhecimento na primeira oportunidade que precisar realizar esse processo.

  • Daniel Lima

    Eis um grande tabu ainda a ser combatido na maior parte das empresas, a figura do chefe que se considera superior e distante da maior parte dos colaboradores. Ambos, na verdade todos, são peça importante para o bom funcionamento da engrenagem, de ponta a ponta, colaboradores e líderes se ajudam em uma relação mútua. Realmente o contato e uma simples conversa com um colaborador pode mudar o dia daquela pessoa ou ainda, trazer um conhecimento novo para o líder de o porquê de seu colaborador preferir fazer algo de um jeito ao invés de outro. É muito claro que não cabe mais uma figura de um líder isolado em uma sala, é necessário interagir para saber e conseguir identificar os pontos falhos e que necessitam de uma intervenção melhorando assim toda a cadeia produtiva e até mesmo, as condições de trabalho de seus funcionários, otimizando assim tempo, dinheiro e aumentando a capacidade de produção e qualidade do produto final.

  • Thalyta Vasconcelos

    Assunto de muita importância para o ambiente de trabalho, uma vez que líderes presentes e participativos são fundamentais para o sucesso. Diante do que foi exposto é possível dizer que o MBWA, leva ao crescimento do líder em questão, que passa a ser mais ouvinte, mais humilde, que aprende com os funcionários. Como um crescimento para a empresa, que só tem a ganhar com o MBWA.

  • Amanda Moura

    Esse é um assunto muito bom de se discutir. Ainda hoje tem empresa com líderes que acredita que não precisa descer em chão de fábrica para ver o procedimento. O que faz a fábrica crescer são os colaboradores que trabalham em chão e com isso temos sempre que acompanhar esse trajeto. O líder somente dentro de sala não vai saber o que acontece em produção, o que é muito importante. Essas dicas são ótimas para uma auditoria MBWA.

  • Mariane Martins

    Com a ferramenta MBWA, o líder interage melhor, é mais acessível e consciente do que acontece na organização. O que contribui para um relacionamento mais estreito com os seus colaboradores.

  • José Dias de Macêdo Neto

    Artigo esclarecedor! A presença dos gestores no ambiente de trabalho de seus colaboradores fortalece a cultura de responsabilidade em todos seus aspectos. Favorece o feedback de ambas as partes, otimiza a superação das adversidades, fortalece o senso de pertencimento e estimula a entrega de bons resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar