Adoçantes: conheça melhor a sucralose. É segura?

3 min leitura

Com o crescimento da obesidade, muita gente acredita que deve abrir mão dos doces para emagrecer; Mas existe uma boa notícia para quem adora doce: adoçantes de baixa caloria oferecem um meio de reduzir calorias em bebidas e alimentos doces, que podem ajudar a emagrecer ou manter o peso. Os adoçantes também são uma maneira de fazer com que os diabéticos diminuam a ingestão de carboidratos.

Já falamos sobre adoçantes antes. Relembre aqui os posts sobre aspartame e adoçantes artificiais.

Hoje vamos falar especificamente da sucralose. Trata-se de um adoçante que confere dulçor a bebidas e alimentos sem adicionar calorias ou carboidratos. O processo para obtenção da sucralose parte da própria sacarose (açúcar de mesa), alterando-se sua estrutura, através da substituição de três grupos OH (oxigênio – hidrogênio) na molécula de sacarose por três átomos de cloro, resultando num produto não calórico e intensamente doce. O nosso corpo não metaboliza a molécula de sucralose em caloria para nos fornecer energia como faz com a sacarose, mas a sucralose consegue ativar as mesmas papilas gustativas na língua para a nossa percepção do dulçor. Aliás, a sucralose tem um poder adoçante aproximadamente 600 vezes maior que a sacarose, e pode ser usada para cozinhar e assar, sem degradação, devido à sua alta estabilidade.

A sucralose é segura? É acumulativa? A maior parte da sucralose consumida não é absorvida e passa através do organismo. A pequena parte absorvida é excretada pela urina, sem acúmulo no corpo. A sucralose foi estudada extensivamente por cientistas e especialistas por todo o mundo (mais de 100 estudos de segurança em 20 anos de pesquisa), que concluíram que este adoçante é seguro para o consumo humano. Hoje, a sucralose está aprovada em pelo menos 80 países. Nos Estados Unidos, foi aprovada pelo FDA em 1999 para uso em todas as categorias de alimentos e bebidas.

Os estudos relacionados à segurança consideraram possíveis efeitos em diferentes condições de saúde, incluindo crescimento e desenvolvimento, risco de câncer, toxicologia, aparecimento de anormalidades (por exemplo, defeitos em fetos) e efeitos no sistema nervoso. Cientistas que participaram de uma vasta gama de pesquisas revisaram os dados e concluíram que não há efeitos danosos no consumo da sucralose, mesmo para os casos de pessoas que consomem as maiores quantidades. Isto significa que é possível consumir produtos com sucralose regularmente, sem preocupação. Em testes realizados com animais, inclusive com quantidades equivalentes ao dulçor de mais de18 kgde açúcar por dia, por toda a vida, não foram evidenciados sinais de que a sucralose possa ser cancerígena ou trazer malefícios ao longo do tempo.

Qualquer pessoa pode consumir sucralose, inclusive mulheres grávidas e lactantes. As pesquisas apontaram que a sucralose não tem qualquer efeito prejudicial às grávidas e aos bebês. Mesmo com a informação de que a sucralose possa ser consumida em dieta pré e pós-natal, uma mulher grávida ou lactante deve sempre consultar seu médico ou nutricionista em relação às necessidades nutricionais para apoiar sua saúde e a do bebê durante a gravidez e a infância.

Não há evidências de que a sucralose possa causar qualquer danos às crianças, ou que tenha efeitos secundários para qualquer indivíduo. A sucralose pode ser usada como parte da dieta das crianças para auxiliar na redução dos riscos de obesidade, sem privá-las do consumo de produtos doces.

No Brasil, a ANVISA autoriza o uso de sucralose em vários grupos de alimentos e bebidas, porém com limite máximo de uso, através da Resolução RDC nº 18 de 24/03/2008 (Regulamento Técnico que autoriza o uso de aditivos edulcorantes em alimentos, com seus respectivos limites máximos).

Em que pese todas as informações sobre a segurança no consumo da sucralose (inclusive em grandes quantidades, conforme afirmam os estudos), é sempre aconselhável que seja adotada uma dieta balanceada e sem exageros.

Fonte:

http://www.foodinsight.org/Resources/Detail.aspx?topic=Everything_You_Need_to_Know_About_Sucralose

http://www.foodinsight.org/Content/5519/Sucralose%20cons%20piece_web.pdf


9 thoughts on

Adoçantes: conheça melhor a sucralose. É segura?

  • Roseani Caseri Pereira

    Muito boa essa matéria, Camila!
    Muito didática e extremamente importante!
    Parabéns!

    • Camila Miret

      Obrigada, Roseani, pela visita e pelo comentário!

  • Fernanda Ester Maia Benevides de Abreu

    Alguns adoçantes utilizam a sucralose combinada com acesulfame de potássio. Há estudos que comprovem que esta combinação é segura para a maioria dos indivíduos? Haveria alguma restrição para gestantes, crianças e pacientes portadores de patologias renais?

    • Camila Miret

      Olá, Fernanda, não encontramos evidências científicas que façam a real comprovação de que os adoçantes possam ser carcinogênicos ou trazer algum dano. O ideal é consumir com moderação, como qualquer outro alimento. Em relação à segurança para públicos específicos, sempre recomendamos procurar um médico ou um nutricionista para avaliar o caso, já que cada individuo tem seu organismo e suas necessidades. Obrigada pelo comentário.

  • silvana albuquerque

    Gostaria de somente agradecer pela a informação sobre “SUCRALOSE” E “ASPARTAME”, pois os dois são completamentes diferentes

    • Camila Miret

      Agradecemos a sua visita, Silvana!

  • Ana Paula

    Olá, tenho dúvidas sobre a matéria, pois tenho encontrado diversos artigos divulgando estudos que confirmam efeitos neurotóxicos da sucralose por ser um composto químico extremamente sitético, resistente a bio-degradação( como este, http://www.noticiasnaturais.com, estudo de maio de 2014).
    Gostaria de uma posição desse site sobre esses estudos. Obrigada,
    Ana Paula

    • Camila Miret

      Ana Paula, o blog Food Safety Brazil busca sempre fontes confiáveis e seguras, ligadas a universidades e entidades reconhecidas nacional e internacionalmente, normalmente relacionada a órgãos regulatórios ou governamentais. Sempre que possível, usamos mais do que uma fonte de consulta e não esgotamos o assunto. O que publicamos estará sempre sujeito a atualizações, conforme novos estudos surjam. Obrigada pela visita!

  • Fabio

    Com base no comentário de Ana Paula venho a reiteirar o comentário dela com o link do artigo que contém a descrição jornalística sobre o assunto do perigo do uso da sucralose, o link está aqui: http://www.noticiasnaturais.com/2014/05/estudo-adocantes-com-sucralose-podem-ter-efeitos-neurotoxicos/
    E lembremos que os governos estão aqui para controlar, dirigir e se manter no poder, nem tudo que provém de entidades governamentais pode ser atestado como fato verdadeiro em tudo o que disserem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar