A segurança ocupacional e a de alimentos de mãos dadas

2 min leitura

Nos meus trabalhos de consultoria, auditoria e treinamentos nas mais diversas empresas, vejo que em certas ocasiões ocorrem conflitos entre algumas áreas, em função de seu foco ou interesse. Uma das “brigas clássicas” estão entre a equipe de segurança de alimentos (ou a equipe da qualidade) e os técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, por exemplo, em relação ao famoso “piso liso” requerido pela legislação de Boas Práticas de Fabricação, mas que pode fazer o colaborador escorregar.

Como harmonizar a relação entre os responsáveis pela segurança de alimentos e os responsáveis de segurança ocupacional? O primeiro aspecto é ter a consciência de que os dois assuntos estão interligados em muitos pontos e podem caminhar juntos. Um ambiente de trabalho higiênico, organizado e bem mantido, que nos auxilia na obtenção de produtos seguros, contribui (e muito) para evitar acidentes e melhorar ainda mais a saúde e a motivação do colaborador na empresa. A integridade, a saúde geral e a motivação do colaborador também são requisitos essenciais para o cumprimento dos procedimentos operacionais e para a fabricação de alimentos dentro dos níveis aceitáveis em relação a possíveis perigos introduzidos no processo ou no produto, através das pessoas.

Outra recomendação é trazer o técnico de segurança ocupacional para trabalhar com o time de segurança de alimentos. Isto mesmo. Este profissional pode colaborar nos procedimentos e práticas relacionados a temas do tipo: crise ou emergência, como um incêndio, inundação ou acidente com derramamento de sangue; gerenciamento de quebra de vidro na produção; treinamentos dos colaboradores e verificação do cumprimento das regras de higiene pessoal e saúde; manejo de resíduos; layout das instalações, uso de materiais duráveis e que não representem risco de contaminação dos produtos (e também risco de causar acidentes ou lesões envolvendo os colaboradores). O trabalho em equipe faz com que os recursos e métodos propostos atendam a todos os focos e interesses.

Um excelente profissional de segurança de alimentos é aquele que se preocupa e muito com a saúde do consumidor, mas também faz de tudo para buscar soluções que sejam integradas a outros aspectos, como meio ambiente, segurança do trabalho, produtividade e qualidade, sustentabilidade, responsabilidade social e ética nos negócios. Sabemos que as exigências de clientes têm sido cada vez maiores, com necessidades de certificações nas mais diversas normas, então convido o leitor a refletir: que tal formar um grupo verdadeiramente multidisciplinar para que todos trabalhem de mãos dadas, em prol de uma empresa, um produto, um consumidor e uma sociedade cada vez melhores?

2 thoughts on

A segurança ocupacional e a de alimentos de mãos dadas

  • Andréa Furtado

    Camila, bom dia! Parabéns pelo artigo. Claro e objetivo. Trabalho na área de Mineração. Gostaria de saber se conhece alguma empresa que realmente acredita que a não conformidade é para a melhoria do processo e os tratamentos são bons para que eu possa visitar.
    Este assunto, na minha percepção é polêmico nas empresas e merece um cuidado maior.

    Muito obrigada!

    • Camila Miret

      Olá, Andréa, que bom que gostou do texto. Existem empresas sim que “aprendem com os erros” e que conseguem enxergar oportunidades para melhoria e avanço nas não conformidades que acontecem. Normalmente, estas empresas têm sistemas de gestão mais maduros, com gestores (em especial os diretores) conscientes dos benefícios de um bom tratamento de não conformidades. Não é muito comum, mas existe. O problema é que as NCs são frequentemente levadas para o lado pessoal, quando na verdade representam desvios no sistema de gestão. Obrigada pelo comentário e continue nos visitando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os textos são assinados e refletem a opinião de seus autores.

lorem

Food Safety Brazil Org

CNPJ: 22.335.091.0001-59

organização sem fins lucrativos

Produzido por AG74
© 2020, Themosaurus Theme
Compartilhar